A Inglaterra não conseguiu justificar a expectativa criada em torno de sua seleção, ao empatar por 1 a 1 com a Rússia, em Marselha, no duelo que completou a primeira rodada do Grupo B, que também teve Gales 2 x 1 Eslováquia.

O English Team foi bem superior, mas perdeu oportunidades em excesso, e acabou castigada nos acréscimos. O time vermelho terá que melhorar muito para brigar pelo título da Eurocopa e fazer boa figura na Copa do Mundo que promoverá em 2018.

O primeiro tempo foi um jogo de ataque contra defesa. A Inglaterra buscando decidir. E a Rússia, sem qualquer imaginação, lutando para evitá-lo. O time dirigido por Roy Hodgson, seguro na retaguarda, e com ótima movimentação do meio para frente, criou e despediçou pelo menos quatro boas chances, com Lallana aos sete minutos, Rooney aos 34, Kane aos 36, e Sterling aos 41 – Akinfeev segurou todas.

Tivessem os ingleses mais eficiência nas conclusões e teriam deixado o campo rumo ao intervalo com boa vantagem. Os adversários não viram a cor da bola.

Os comandados de Leonid Slutsky voltaram mais ligados, marcando com mais eficiência, e com maior aproximação entre os setores, o suficiente para tocar a bola, e preocupar os britânicos. Aos três, Cahill evitou o gol de Dzyuba. Aos 13, Dier quase fez contra, obrigando Hart a praticar defesa espetacular, para escanteio. Aos 17, Smolov bateu colocado, rente à trave esquerda.

Mas é fato que a Rússia diminuiu o ímpeto inicial, como se estivesse satisfeita com o empate, e a Inglaterra retomou o ritmo da primeira etapa. Aos 25, Rose cruzou, a zaga deu rebote, e Rooney finalizou para outra ótima defesa de Akinfeev – a bola ainda resvalou na trave.

Aos 28, Shennikov fez falta em Dele Alli a dois passos da área. Dier se redimiu, cobrando com belo chute, abrindo o placar. Aos 46, Schennikov levantou, Vasili Berezutski, subiu mais que Rose, cabeceou por cima de Hart, e Glushakov completou: 1 a 1.

Decepção total para os ingleses, um bom resultado para os russos, que foram inferiores. Quarta, 15, tem Rússia x Eslováquia, e quinta, 16, Gales x Inglaterra.