A Alemanha estreou vencendo na Eurocopa, 2 a 0 sobre a Ucrânia, em Lille, fechando a primeira rodada do Grupo C, que também teve hoje a vitória da Polônia, 1 a 0 sobre a Irlanda do Norte, em Nice.

Os campeões do mundo tiveram muito trabalho com o adversário, mas mostraram, mais uma vez a sua eficiência, quando se trata de jogo oficial, tanto no momento de marcar gols, como quando é preciso defender.

A partida disputada no Estádio Pierre Mauroy deixou isto evidente. A Alemanha fez 1 a 0 aos 18 minutos, gol de Shkodran Mustafi de cabeça, aparando cobrança de falta de Toni Kroos. Mas a seleção do Leste também criou várias chances, obrigando Manuel Neuer a praticar ótimas intervenções, como numa cabeçada de Yevhen Khacheridi, e numa conclusão de Yevhen Konoplyanka, que Jerome Boateng tirou com impressionante agilidade em cima da linha.

Não seria absurdo afirmar que houve equilíbrio, tal a disposição da Ucrânia, mas é fato que na hora de decidir os alemães acabam sendo cirúrgicos. Já nos acréscimos, quando o resultado ainda estava aberto, Mesut Özil puxou contra-ataque pela esquerda e cruzou na medida Bastian Schweinsteiger, que escorou de primeira, enfiando o segundo gol.

O que farão Irlanda do Norte e Polônia diante dos campeões mundiais? Quinta-feira, dia 16, jogam Ucrânia x Irlanda do Norte, em Lyon, e Alemanha x Polônia, em Saint-Denis.