O Cruzeiro venceu enfim a primeira partida jogando em casa, 2 a 1 de virada sobre o Palmeiras, que continua líder, embora as partidas do domingo possam arrancá-lo de tal situação. O time de Minas se afastou da zona do rebaixamento  – cinco pontos à frente – e mostrou um futebol de fato mais convincente, como já havia ocorrido na goleada de 4 a 0 sobre a Ponte Preta, em Campinas, quarta passada.

O jogo começa em alta velocidade. Lá e cá. Aos 10 minutos, Dudu aproveitou a falha de Bruno Rodrigo e cruzou rasteiro para Gabriel Jesus acertar o cantinho esquerdo: 1 a 0. O time estrelado não desanimou. Aos 14, Bryan levantou na área, Arrascaeta escorou de cabeça e William concluiu de primeira, à direita de Fernando Prass, que ainda tentou inultimente evitar o gol. Após os 20 minutos, o ritmo da partida diminuiu, pois as equipes passaram a se posicionar melhor, notadamente na defesa, o que fez as oportunidades se tornarem mais raras.

O Palmeiras voltou para o tempo derradeiro com Thiago Santos no lugar de Egídio, que reforçou o meio, deslocando Tchê Tchê para a lateral. E o Cruzeiro disposto a justificar o mando de campo. Logo aos dois minutos, Alisson cruzou e William, novamente, desviou de cabeça, virando o placar: 2 a 1. Pouco depois, Cleiton Xavier foi substituído por Luan, visando ampliar o poder ofensivo da equipe verde.

O time de Minas, porém, manteve a posse da bola, empurrando o adversário para trás, procurando espaços para liquidá-lo. Cuca fez nova tentativa de tirar o Palmeiras da defesa, lançando Cristaldo na vaga de Roger Guedes, que fazia partida discreta. Mas o Cruzeiro manteve o controle, se dando ainda ao luxo de desperdiçar duas oportunidades. Aos 23, Bryan foi à linha de fundo e rolou para William chutar fora, com a baliza aberta. E aos 30, numa bola mal atrasada, Alisson dividiu com Fernando Prass e a bola saiu caprochosamente por cima.

No fim, Paulo Bento pôs mais um zagueiro, Fabrício Bruno, e o Palmeiras forçou, sem muita objetividade. Pois o 2 a 1, justo por sinal, permaneceu.

 

CRUZEIRO 2 x 1 PALMEIRAS / SP

Data: Sábado, 25 de junho de 2016.

Competição: Campeonato Brasileiro / 11ª rodada.

Local: Estádio Governador Magalhães Pinto / Mineirão, em Belo Horizonte / MG.

Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden / RS, Alessandro Álvaro Rocha de Matos / BA e Bruno Raphael Pires / GO.

Gols: Gabriel Jesus 10’ e William 14’ e 47’.

CRUZEIRO: Fábio, Mayke, Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Bryan; Lucas Romero, Henrique, Bruno Ramires (Fabrício Bruno 90’) e Arrascaeta; Alisson (Alano 84’) e William (Riascos 81’). Técnico: Paulo Bento.

PALMEIRAS: Fernando Prass, Fabiano, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio (Thiago Santos – intervalo); Tchê Tchê, Moisés, Roger Guedes (Cristaldo 64’) e Dudu; Cleiton Xavier (Luan 49’) e Gabriel Jesus. Técnico: Alex Stival – Cuca

Foto: Washington Alves/Light Press