O Vasco assumiu a liderança isolada do Brasileiro da Série B, com 13 pontos, ao empatar por 1 a 1 com o Oeste, o genérico do Audax, vice paulista, em Osasco-SP, e beneficiado pela derrota do Atlético-GO, 3 a 2 para o Luverdense-MT. Com o resultado, o time do Rio ampliou a invencibilidade que sustenta desde 2015 para 32 jogos, e se aproxima dos 35, número alcançado pelo Expresso da Vitória na década de 1940.

Os cruz-maltinos fizeram 1 a 0 aos 23 segundos. Yago Pikachu rebateu na direção de Nenê, que entrava pela esquerda, e chutou de primeira surpreendendo Felipe Alves. “Preciso rever. Foi rápido demais”, disse o goleiro no intervalo. A desvantagem não desanimou a equipe paulista, que manteve a partida equilibrada, chegando ao empate aos 29 minutos, quando Francisco Alex apanhou rebote e emendou de fora da área. Na prática, no entanto, pelo menos dois atletas do Oeste estavam em posição irregular na origem da jogada, e a arbitragem não anotou.

Aliás, apesar da divisão na posse da bola, foi o Vasco que criou efetivamente as melhores chances, com Nenê, aos 34, concluindo para fora, e com Jorge Henrique, aos 41, para defesa de Felipe Alves.

O time carioca retornou para a etapa final com William Oliveira no lugar de Júlio dos Santos, que não via a cor da bola, e o rubro-negro de Itápolis mexeu logo aos seis, trocando Renan Mota por Betinho. E o jogo ficou concentrado na intermediária. A impressão era a de que as equipes tinham receio de ir ao ataque, pois não se aproximavam do gol. Aos 19, em lance esporádico, Rodrigo foi puxado na área por Velicka, e o juiz voltou a errar, ao não assinalar o pênalti.

Os treinadores voltaram a promover mudanças, mas o ritmo cadenciado permaneceu. Nos últimos 10 minutos, o Oeste encolheu, e o Vasco esboçou uma pressão, mas não soube traduzi-la em gol. Pelo que (não) fizeram as duas equipes, o resultado ficou de bom tamanho para os cruz-maltinos.

Resultados – Brasil-RS 1 x 0 Paysandu-PA (Pelotas-RS), Ceará-CE 2 x 1 Goiás-GO (Fortaleza-CE), Sampaio Correia-MA 0 x 0 Bragantino-SP (São Luiz-MA), Vila Nova-GO 1 x 2 CRB-AL (Goiânia-GO), Bahia-BA 0 x 0 Náutico-PE (Salvador), Londrina-PR 1 x 1 Paraná-PR (Londrina-PR), Tupi-MG 1 x 2 Joinville-SC (Juiz de Fora-MG) e Luverdense-MT 3 x 2 Atlético-GO (Lucas do Rio Verde-MT).

Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br