O Santos não teve problemas para derrotar o Vasco por 3 a 1 na Vila Belmiro, em jogo de ida da quarta etapa da Copa do Brasil. O Peixe fez partida de Série A. E os cruz-maltinos, de B, ficando em situação desfavorável para o duelo de volta, previsto para 21 de setembro, no Rio. Se ganhar por 2 a 0, porém, garante a vaga.

O Santos foi absolutamente superior. O Vasco, no primeiro tempo, mostrou excessiva preocupação em se defender, esquecendo de tentar os contra-ataques, acabou tomando dois gols, placar modesto, pois o time carioca não viu a cor da bola. O Peixe criou pelo menos cinco chances evidentes. E soube aproveitar duas. Aos 30 minutos, Lucas Lima cruzou para Renato cabecear sem marcação: 1 a 0. Aos 36, Diguinho cometeu falta sobre Thiago Maia, e Ricardo Oliveira acertou o ângulo direito de Martín Silva: 2 a 0. O Vasco teve uma oportunidade, em lance fortuito, quando a bola sobrou para Andrezinho, que concluiu em cima de Vanderlei, na risca da pequena área.

A equipe dirigida por Jorginho voltou para a etapa derradeira com Yako Pikachu no lugar de William Oliveira, quem sabe para dar maior agilidade a um time que terminou a etapa inicial engessado. O Santos continuou no mesmo ritmo. O adversário, no entanto, passou pelo menos a procurar mais jogo, tanto que Andrezinho mandou pancada na trave direita, em chute longo, aos 14 minutos. Aos 15, os cruz-maltinos trocaram Madson por Evander, que foi para o meio, deslocando Yako Pikachu para a lateral. Inútil. Aos 19, Renato rolou de letra para Victor Ferraz, que viu Lucas Limas chegando para bater de primeira, fora da área, à direita: 3 a 0.

Curiosamente, o Santos entendeu que o resultado estava de bom tamanho – um equívoco – e preferiu administrar a situação, deixando a bola nos pés do Vasco, que foi para frente, até obter o gol – Éder Luiz aos 95, após rebote, em chute de Éderson – que pode complicar a partida de volta.

O Vasco volta a jogar sábado, dia 27, pela Série B, contra o Tupi, em Juiz de Fora-MG, e Santos no domingo, 28, pela A, contra o Figueirense, novamente na Vila Belmiro.

SANTOS 3 x 1 VASCO

Data: Quarta-feira, 24 de agosto de 2016.

Competição: Copa do Brasi / 4ª fase / Ida.

Local: Estádio Urbano Caldeira / Vila Belmiro, em Santos / SP.

Arbitragem: Héber Roberto Lopes, Kléber Lúcio Gil e Nadine Schramm Câmara Bastos / SC.

Gols: Renato 30’, Ricardo Oliveira 36’, Lucas Lima 64’ e Éder Luiz 95’.

SANTOS: Vladimir, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato, Vitor Bueno e Lucas Lima (Léo Cittadini 82’); Gabriel (Copete 67’) e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

VASCO: Martín Silva, Madson (Evander 60’), Rodrigo, Luan e Júlio César; Diguinho, William Oliveira (Yago Pikachu – intervalo), Andrezinho e Nenê (Éder Luiz 82’); Jorge Henrique e Éderson. Técnico: Jorge Amorim de Oliveira Campos – Jorginho.

Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br