O Vasco ampliou a vantagem na liderança do Brasileiro da Série B ao empatar por 2 a 2 com o Tupi, em Juiz de Fora. O clube carioca – que mal ou bem vai cumprindo a sua missão de retornar à elite – só poderá ser alcançado na 23ª rodada, pois chegou aos 41 pontos, quatro de vantagem sobre o segundo colocado, o Atlético-GO, que recebe o Ceará, terceiro, com 36, em Goiânia. O Alvinegro de Minas, com 19, continua na zona de rebaixamento.

O time carioca começou melhor, dificultando a saída de bola do adversário, que fazia grande esforço para superar as limitações, tanto que acabou abrindo o placar aos 20 minutos, quando Octávio recebeu de Giancarlo e concluiu com um belo chute à direita Martín Silva. Os cruz-maltinos não se intimidaram, e foram em busca do empate, que esteve próximo em pelo menos três ocasiões. Aos 27, Yago Pikachu bateu cruzado para fora. Aos 31, Rodrigo cobrou falta e Rafael Santos conseguiu espalmar. Aos 34, Diguinho apanhou rebote de longe e finalizou de primeira, à esquerda do goleiro, que nem viu a bola. Mas a pressão acabou pesando nos acréscimos, quando Luan invadiu a área, tirou Bruno Costa do lance e chutou para igualar, em belo gol: 1 a 1.

Os treinadores mexeram no intervalo. Estevam Soares lançou Marcel no lugar de Pedrinho. E Jorginho sacou Jorge Henrique para a entrada de Éder Luiz. Logo aos quatro minutos, Andrezinho bateu falta para Éderson, que recebeu livre na área e foi empurrado por Jonathan, em pênalti claro, cobrado por ele, Andrezinho, à esquerda de Rafael Santos: 2 a 1.

Em dado momento, e diante da vantagem, o Vasco passou a impressão de estar satisfeito com a vantagem mínima, e acabou castigado aos 23, quando Marcos Serrato cruzou para Renan cabecear à direita: 2 a 2. Os cruz-maltinos retomaram o pique, e apesar da superioridade, esbarravam na disposição do Tupi. Aos 38, Giancarlo, de canela, perdeu a chance de fazer o terceiro. Nos acréscimos, Douglas Luiz, livre, mandou a pancada na área, e Rafael Santos pôs para escanteio. Ficou assim.

Os dois times voltam a jogar na terça-feira, dia 30. O Vasco recebe o Vila Nova-GO, em São Januário, e Tupi visita o Paysandu, em Belém. N outro fim de semana, ambos vão a campo no sábado, dia 3: o clube de Minas terá o Bragantino em Juiz de Fora, e o do Rio o Bahia, em Salvador.

 

TUPI / MG 2 x 2 VASCO

Data: Sábado, 27 de agosto de 2016.

Competição: Campeonato Brasileiro / 21ª rodada.

Local: Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora / MG.

Público: 11.812 espectadores.

Arbitragem: Gilberto Rodrigues Castro Júnior, Marlon Rafael Gomes de Oliveira e Ricardo Bezerra Chianca / PE..

Gols: Octávio 20’, Luan 45+3’, Andrezinho 49’ (pênalti) e Renan 68’.

TUPI: Rafael Santos, Vinícius Kiss, Bruno Costa, Gabriel Santos e Luiz Paulo; Renan, Pedrinho (Marcel – intervalo) (Hiroshi 66’), Marcos Serrato e Octávio; Jonathan (Thiago Espíndola 73’) e Giancarlo. Técnico: Estevam Soares.

VASCO: Martín Silva, Yako Pikachu, Rodrigo, Luan e Júlio César; Diguinho (Caio Monteiro 82’), Andrezinho, Fellype Gabriel (Douglas Luiz 60’) e Jorge Henrique (Éder Luiz – intervalo); Leandrão e Éderson. Técnico: Jorge Amorim de Oliveira Campos – Jorginho.

Foto: Carlos Gregório Jr / Vasco.com.br