O Flamengo obteve excelente resultado, ao vencer o Palestino por 1 a 0, em Santiago, pela Copa Sul-Americana, e joga por empate em Cariacica-ES, na quarta, 28, para garantir vaga na próxima fase, contra San Lorenzo / Argentina ou La Guaíra / Venezuela, que fazem a primeira partida nesta quinta, 22, em Buenos Aires.

O Flamengo fez um primeiro tempo razoável, preocupado em defender, sem jamais, no entanto, abrir mão de atacar, diante de um adversário muito aplicado sob o aspecto tático, e muito disposto a pôr vantagem para o jogo da volta, apesar das limitações. Os dois times criaram chances, mas o carioca esteve mais próximo do gol, em finalizações de Fernandinho, no começinho e no fim. Os técnicos não mexeram no intervalo.

E o Flamengo voltou com a mesma postura da etapa inicial, aguardando uma bobeada do Palestino para ganhar nos contra-ataques. Dois chutes de Mazurek, aos oito e 13, assustaram. Aos 15, um fato curioso, por ter se tornado público: Alan Patrick sugeriu a Zé Ricardo uma troca de posições com Fernandinho, ele para a esquerda, e o companheiro para a direita, e o treinador aceitou. Aos 21, sacou Fernandinho e pôs Marcelo Cirino.

Na dificuldade de entrar na área rubro-negra, os chilenos continuaram apostando nos arremessos distantes. Aos 23, Vidangossy mandou a pancada, para ótima defesa de Alex Muralha. Aos 27, Guerrero tirou Cereceda do lance e bateu forte, para o desvio de Melo, que acabou na trave. Com meia hora, o time chileno começou a dar a impressão de cansaço. Emerson substituiu Mancuello. Aos 32, Rodinei lançou Marcelo Cirino, que cruzou. Guerrero e Luna brigaram pela bola, que sobrou para Emerson finalizar livre, à direita: 1 a 0.

O Palestino ainda buscou forças para reagir, mas Alex Muralha salvou a pátria, nos acréscimos, ao defender um chute de Benegas, completamente livre, justificando mais uma vez a sua convocação para a Seleção Brasileira.

 

PALESTINO 0 x 1 FLAMENGO

Data: Quarta-feira, 21 de setembro de 2016.

Competição: Copa Sul-Americana / Oitavas de Final / Ida.

Local: Estádio Monumental / Colo Colo, em Santiago / Chile.

Arbitragem: Jonhatan Dario Fuentes Garín, Mauricio Espinosa Rodriguez e Nicolas Alfredo Taran Mendez / Uruguai.

Gol: Emerson 77’.

PALESTINO: Dario Melo, Francisco Sierralta, Ezequiel Luna, Benjamín Vidal e Roberto Cereceda; Franco Mazurek (Diego Torres 76’), Esteban Carbajal, Agustín Farias e Mathias Vidangossy (Jason Silva 87’); Leandro Benegas e Leonardo Valencia (Richard Paredes 87’). Técnico: Nicolás Cordova.

FLAMENGO: Alex Muralha, Rodinei, Rafael Vaz, Juan e Jorge; Cuellar, Márcio Araújo, Mancuello (Emerson 75’) e Alan Patrick (Chiquinho 87’); Fernandinho (Marcelo Cirino 66’) e Guerrero. Técnico: José Ricardo Mannarino.