O Flamengo enfrenta o Botafogo às 15 horas deste domingo, no Estádio da Gávea, pelas semifinais do Estadual de Juniores. Fluminense e Vasco fazem a outra partida, nas Laranjeiras. O Rubro-Negro e o Tricolor jogam pelo empate, porque conquistaram respectivamente as taças Guanabara e Rio de Janeiro, a exemplo do que ocorreu no campeonato de profissionais. Os vencedores decidem o título.

Flamengo e Botafogo cumpriram campanhas próximas. Mas o time da Gávea leva vantagem no confronto direto: ganhou por 1 a 0 na final da GB e empatou por 1 a 1 no jogo do segundo turno. O elenco é basicamente o mesmo que o técnico Maurício Ferreira de Souza dirigiu na Copa São Paulo de Juniores de 2018. Para quem não lembra mais, o Rubro-Negro foi o campeão invicto, derrotando o São Paulo por 1 a 0 na decisão, somando, no total nove vitórias, um empate, 21 gols pró e três contra.

Vale destacar que foram realizados 93 campeonatos de juvenis na história do futebol do Rio, de 1920 a 2017, e que o Botafogo ganhou o primeiro deles. É importante lembrar que a partir de 1980, e de acordo comum, a categoria passou a ser chamada de “juniores”.

O Flamengo é o maior campeão, com 29 títulos. Seguem-se: Fluminense (17), Botafogo (15), Vasco (13), América (6), Bangu (4), São Cristóvão (3) e Andarahy, Bonsucesso, Madureira, Olaria, Sport Club Brasil e Tigres do Brasil (1). Veja abaixo a campanha do Flamengo no Estadual de 2018.

Taça Guanabara

1 x 0 Bonsucesso (Gávea)

1 x 0 Bangu (Moça Bonita)

1 x o Resende (Gávea)

1 x 2 Vasco (Gávea)

1 x 2 Nova Iguaçu (Nova Iguaçu)

3 x 0 Cabofriense (Cabo Frio)

1 x 0 Volta Redonda (Gávea)

8 x 0 América (Gávea)

1 x 0 Botafogo (Nílton Santos)

Taça Rio de Janeiro

0 x 0 Goytacaz (Campos dos Goytacazes)

1 x 1 América (Mesquita)

0 x 2 Fluminense (Gávea)

1 x 1 Botafogo (Gávea)

1 x 0 Macaé (Macaé)

4 x 1 Madureira (Gávea)

1 x 1 Portuguesa (Nova Iguaçu)

1 x 1 Boavista (Gávea)

Total

Jogos: 17

Vitórias: 9

Empates: 5

Derrotas: 3

Gols pró: 27

Gols contra: 11

(*) O Botafogo venceu 11 vezes, empatou três, perdeu três, marcou 43 gols e sofreu 14

Os confrontos entre Flamengo e Botafogo

FLAMENGO 1 x 0 BOTAFOGO

Data: Sábado, 3 de março de 2018.

Competição: Campeonato Estadual de Juniores / Taça Guanabara / Decisão.

Local: Estádio Nílton Santos / Engenhão, no Rio de Janeiro / RJ.

Arbitragem: Thiago Ramos Marques, Hugo Filemon Soares Pinto e Thiago Filemon Soares Pinto / RJ.

Gol: Yuri 88’.

FLAMENGO: Gabriel Batista, Braian (Aderlan – intervalo), Dantas, Patrick Souza e Michael; Hugo Moura (Vinícius Souza 76’), Théo Maia e Pepê (Luiz Henrique 76’); Lucas Silva (Ramon 76’), Wendel e Bill (Yuri 71’). Técnico: Maurício Ferreira de Souza.

BOTAFOGO: Diego, Fernando, Gabriel (Gláuber 71’), Luca e Jonathan; Wenderson, Amílcar (João Celeri 71’), Rickson e Pedro Arantes (Jordan 54’); Rodrigo (Mateus Jorge 71’) e Rhuan. Técnico: Eduardo de Souza Barroca.

FLAMENGO 1 x 1 BOTAFOGO

Data: Sábado, 17 de março de 2018.

Competição: Campeonato Estadual de Juniores / Taça Rio de Janeiro / 4ª rodada.

Local: Estádio José Bastos Padilha / Gávea, no Rio de Janeiro / RJ.

Arbitragem: Alan Trindade da Silva, Lilian da Silva Fernandes Bruno e Thayse Marques Fonseca / RJ.

Expulsão: Jonathan 45’.

Gols: Pepê 45’ (pênalti) e Rodrigo 49’.

FLAMENGO: Yago Darub, Vitor Ricardo (Luiz Henrique 71’), Bernardo, Dantas e Michael; Théo Maia, Vinícius Souza (Marx Lênin 78’), Lucas Silva e Pepê (Wendel 86’) e Bill (Breno 78’). Técnico: Maurício Ferreira de Souza.

BOTAFOGO: Diego, Fernando, Gabriel, Luca e Jonathan; Wenderson, Rodrigo (Mateus Bastos 66’), Rickson e Caio Alexandre (Jordan 78’); Luan (Caetano – intervalo) e Rhuan (Mateus Jorge 78’). Técnico: Eduardo de Souza Barroca.