O nome deste site é uma homenagem a um dos símbolos do Clube de Regatas do Flamengo, extinto no aspecto físico, mas presente na memória. Para que não sabe, ou não lembra, aí vai uma breve explicação.

O Flamengo surgiu em 15 de novembro de 1895, como clube de regatas, e só adotou a prática do futebol a partir de 1912. Da sua primeira partida oficial, em 3 de maio de 1912, até 31 de outubro de 1915, o Flamengo não teve estádio de futebol próprio, e mandava seus jogos nos campos do Botafogo, em General Severiano, e do Fluminense, nas Laranjeiras.

Naquele ano de 1915, o Rubro-Negra arrendou à Família Guinle, formada por banqueiros e empresários, um terreno na esquina das ruas Guanabara – atual Pinheiro Machado – e Paysandu, no bairro do Flamengo, e construiu sua sede esportiva.

Em 25 de setembro de 1932, dois anos após o prazo de usufruto concedido pelos proprietários, o clube devolveu o terreno, e voltou a utilizar os estádios dos alvinegros e tricolores, até 4 de setembro de 1938, quando inaugurou a Gávea.